Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

HISTÓRICO DA ESCOLA

HISTÓRICO DA ESCOLA
Este Colégio possui uma grande história. Foi criado em 1951 por necessidades de um grupo de pessoas, dos quais citamos algumas: Angelo Narciso, Angelino Vittes, Manoel Tavares de Ramos, Otaviano Narciso, Geremias Michelin, Vergílio Sabino da Silva, Jorge Vittes dos Santos, Eleodoro Ferreira Pedroso, Armindo Brincher, Teófolo Ferreira Pedroso e outros.
Os mesmos tinham suas atividades baseadas na agricultura, domiciliados na comunidade com suas respectivas familias, sentiram-se preocupadas com a educação e o futuro de seus descendentes, pois até o momento as escolas eram raras e distantes.
Com grande empenho, nesse ano de 1951 conseguiram a Escola Mista Municipal rural com duas salas de aula e uma área coberta. Com 46 alunos, regidas pela professoras Serília Maria Goulart e Maria Pelosemia de Lima, nesse periodo de tempo varios educadores assumiram a direção da escola, em 2005 assume a direção da escola de Educação Básica a Professora Eurildes de Fátima Rodrigues Marmentini a mesmo ocupa essa posição até hoje.
BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA " HÉLIO LENTZ PUERTA"
HÉLIO LENTZ PUERTA, nasceu em Fazenda Sacramento, municipio de Santo Amaro da Imperatriz, Estado de Santa CAtarina aos 21 de julho de 1927; era filho de Castro Puerta e Dona Julieta Lentz Puerta. Faleceu aos 09 de abril de 1968. Fez seua estudos no Grupo escolar José Boitéu e no instituto Estadual Amorim em Florianópolis. Em 1949 foi nomeado Professor do grupo escolar Rui Barbosa da cidade de Joinvile. Na cidade teve outras funções como: Professor do 3º Btalhão de Caçador, Coordenador do Jornal Falado Rui Barbosa do Grupo escolar Conselheiro Mafra. Em 1951 foi removido para o grupo Escolar Presidente Rosenvelt, assumiu diversos cargos ate quem em 1964 foi nomeado inspetor Regional de Educação assumindo o exercicio na cidade de xanxerê em Abril de 1964.
Em xanxerê permaneceu até até Abril de 1968, quaando faleceu. Era casado com Ana Da Silva Puerta e tinha cinco filhos: Heliana da Silva Puerta Silveira, Hélio Lentz Puerta Júnior, Tania Puerta Cariori, Iara da Silva Puerta, João Francisco da Silva Puerta.